Explorando temas.

Textos sobre temas polêmicos, política, humor e opiniões

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Um pouco sobre América Latina

O cenário político da América Latina está mudando. Chávez, Morales, Rafael Correa, Raul Castro são exemplos disso. Fazem parte de uma política de resistência contra os Estados Unidos da América. Embora líderes desse tipo em algum lugar da América sempre tenham existido, hoje se agrupam em maior número, com maior força política.

Eu já tive minha fase Soy loco por ti America, mas hoje me policio para não ser tão maniqueísta, o que, aliás, é o grande problema do discurso anti-imperialista atual. Demoniza-se os Estados Unidos, ao passo que se glorifica qualquer líder político resistente ao império. É o caso de admiradores de Hugo Chávez, por exemplo.

De fato, não há um país da América Latina que não tenha tido um golpe militar orquestrado pelo Estados Unidos – Guatemala, Panamá, Nicarágua, Argentina, Brasil, Chile, por exemplo. É um país hipócrita, que durante toda história prejudicou o povo latinoamericano com interferências políticas e massacres econômicos. Sua política externa – não apenas na Era Bush, mas desde a formação de seu Estado - de imposição prejudicou os países de língua latina a um ponto que favoreceu que totalitários ascendessem ao poder.

Seus embargos econômicos à Cuba, responsáveis pela miséria da população, a privatização da água da chuva da Bolívia (!!) por parte de suas empresas, a tentativa de golpe de Estado na Venezuela, as extorsões feitas pelo FMI fizeram com que, no mínimo, não fossem admirados pelos líderes sofridos. Com razão.

O que leva aos admiradores de totalitários, portanto, a encontrarem razão ao criticar os EUA e concordarem com a instalação de mudanças internas no país. Mas parece que se empolgam tanto, ao ponto de esquecer o fato de os admirados serem ditadores. Há presos políticos em Cuba, censura na Venezuela e uma aparente amnésia dos partidários do regime.

Não só no tocante à América Latina, mas todos os assuntos concernentes ao cotidiano devem evitar o maniqueísmo. Ele é perigoso - demoniza demais, glorifica demais. Engana demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário