Explorando temas.

Textos sobre temas polêmicos, política, humor e opiniões

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Debate Esportivo

Caro colega, não queria ser tão grosseiro, mas serei: eu fico puto da vida quando vejo comentarista de esporte querer misturar futebol com direito.
Pra começar, quando o assunto é meu time (corinthiano, maloqueiro e sofredor!) eu vou querer uma gelada trincando meu copo, e um parceiro freguês pra tirar uma com a cara dele. Quando o assunto é Direito, eu até posso ir para o bar - falando bem, eu nunca nego a gelada - mas o papo será diferente.
E depois, convenhamos, os caras não sabem nada. Pô! Um Atacante contesta a profissão da mãe do árbitro e é expulso. E pior! Não joga os próximos cinco jogos! Quem já jogou bola sabe: é impossível que, no momento que você sofreu o pênalti e o juiz não apitou, não haja, no mínimo, um Vaipracasadocaralhoseufilhodumaégua. Essa é a graça de jogar bola! Nós, quando crianças, sonhamos em ser atletas de futebol, para depois, quando alguém consegue, não poder falar nada. Nem driblar pode! Passar o pé em cima da bola, com exclusiva intenção de sacanear o adversário, é considerado antiético.
Outra coisa que eu não me conformo: quando comentarista vem e fala - "Ah! O campeonato por pontos corridos é a fórmula mais justa.". Colegas, como eu e você sabemos, nem no Judiciário você encontra justiça, quanto mais no futebol. Não tem o ditado: "Quer Justiça, vá à Igreja"? - e também neste lugar justiça é algo, para muitos, controversa.

Eu quero é mata-mata, final, gol sofrido, segunda feira de zoação entre os amigos. Eu quero é esporte de verdade!
No entanto, essa coisa do "politicamente correto", da ética nos gramados, da moral e bons costumes, contaminaram tudo, até o que não poderia, em hipótese alguma, ser contaminado. Daqui a pouco, bandeirinha mulher que posar nua não poderá mais atuar no esporte. Ué! Mas isso já não aconteceu?

Isso é culpa nossa. Culpa do Direito. Criação de Justiça Desportiva, STJD, Comissão dos árbitros, Código Desportivo. Direito Esportivo. Levaram jus onde o princípio é non jus. Judicializaram o meu querido esporte. Virou juridicamente organizado. Fiquei triste. Daqui a pouco, a maior torcida será dos Bons Robôs Futebol Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário